A escola

Histórico

Aos dez dias do mês de outubro de 1946, chegaram ao Brasil, em São Paulo, duas religiosas, Irmã Rosária e Francisca Savério, que com a ajuda de outros, fundaram o atual Instituto Divina Pastora.

Não possuindo sede própria, hospedaram-se na casa das Irmãs Filhas de São Paulo, em Vila Mariana. Após um ano alugaram uma casa onde deram início ao Jardim de Infância, à Rua Lins de Vasconcelos, no bairro de Vila Mariana. Em 17 de outubro de 1947, a pedido da diretora da escola "Lar do Menino Jesus", nome do futuro IDP, foi expedida a autorização para funcionamento do Curso Pré-Primário, o qual começou a funcionar em Vila Mariana.

Não oferecendo ambiente propício, transferiram-se para a Avenida Bosque da Saúde, em abril de 1950. No final de 1951, mudaram-se para a Rua Sete, Cidade Vargas, onde continuou o Curso Primário.

Neste mesmo ano efetuou-se a compra do terreno à Rua dos Jatobás, 70, onde seria construído o IDP.

No dia 25 de janeiro de1953, as irmãs fizeram a mudança da Rua Sete para a Rua dos Jatobás, no Jabaquara, dando continuidade ao Curso Pré-Primário e dando início às demais séries.

A escola foi crescendo gradativamente; até que, em 1956, o Primário estava completo. Em 23 de junho de 1958 foi autorizada a mudança de denominação de "Lar do Menino Jesus" para Instituto Divina Pastora.

Em 1973, teve início mais uma série do antigo 1º Grau, a 5ª série; em 1974, a 6ª série; em 1975, a 7ª série e em 1976, a 8ª série.

No ano de 1999, iniciou-se o Ensino Médio, com a Primeira Série que para nossa satisfação no ano de 2001 concluiu o Curso, ingressando já nas universidades.

Nossa escola, desde sua fundação, passou por diversas reformas e com isso cresceu e aperfeiçoou-se para melhor atendê-los.

Hoje o IDP tem 29 turmas, com um total de 700 alunos. Conta com um corpo docente composto por 40 professores, que são assistidos por uma equipe de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Orientação do Ensino Religioso.

Possuímos um espaço exclusivo para o Infantil, com sala de vídeo, sala de leitura e brinquedoteca.

Acompanhando as novas tendências procuramos sempre o aprimoramento de nosso currículo e método de ensino, buscando novos recursos. Como exemplo, a construção e ampliação dos Laboratórios de Informática, Ciências, Física, Química, Biologia, com alto padrão técnico e de equipamento.

E, a partir de 2003, nossa escola passa a integrar e a utilizar o Portal Educacional, proporcionado-nos ainda maiores oportunidades para crescimento e descobertas.

Uma escola não se faz apenas de materiais. Não podemos nos esquecer do trabalho de nossos professores, secretárias, inspetores, todos os funcionários; a atuação ativa da APM, da qual todos já fazem parte e da condução competente de nossa diretora, Irmã Neide.

Seja mais um membro a integrar a Família do IDP, essa que é a nossa marca, levada por todos que aqui passaram.


Copyright © 1999-2022. Portal Educacional. Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso | Quem somos